Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/35802
Type: Monografia (especialização)
Title: Que calor é esse?: desenvolvendo uma proposta investigativa sobre calor e temperatura para alunos do Ensino Médio nas aulas de Química.
Authors: Wu Shin Wan
First Advisor: Tiago de Miranda Piuzana
First Referee: David Abrão Pereira da Silva
Abstract: Neste trabalho, faz-se o relato e análise do desenvolvimento de uma sequência de ensino na qual foi abordado conceitos sobre calor e temperatura de acordo com o senso comum dos estudantes do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública no período vespertino. A sequência de ensino foi desenvolvida de acordo com os pressupostos teóricos do ensino de ciências por investigação juntamente com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A partir de uma matéria publicada no jornal da cidade, os estudantes foram orientados a investigar o seguinte problema: “Que calor é esse? O que posso fazer para minimizar este calor em ambiente escolar?” A partir do relato de experiência, foi possível discutir diferentes visões apresentadas no decorrer das aulas, nas quais parte dos alunos apresentou dificuldade na diferenciação dos conceitos de calor e temperatura.
Subject: Educação
Química - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Termoquímica - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Calor - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Temperatura - Estudo e Ensino (Ensino Médio)
Aprendizagem por atividades
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/35802
Issue Date: 30-Nov-2019
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA DE WU SHIN WAN 08032021.pdf765.99 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons