Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/36315
Tipo: Monografia (especialização)
Título: As fases da Lua: relato de uma sequência didática com abordagem investigativa
Autor(es): Divalde Luiz Frois Junior
primer Tutor: Arjuna Casteli Panzera
primer miembro del tribunal : Leonardo Marques Soares
Resumen: Propostas curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam o tema fases da Lua como um dos conteúdos básicos a serem aprendidos pelos estudantes na educação básica. Entretanto, vários estudos apontam que ainda prevalecem nas escolas, muitas concepções equivocadas sobre o fenômeno. Diante disso, o presente trabalho apresenta o relato de uma sequência de atividades sobre as fases da Lua, aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. A sequência foi elaborada para ser trabalhada segundo os critérios estruturantes de uma abordagem investigativa para o ensino de Ciências. As atividades desenvolvidas incluíram a observação da Lua e construções de modelos para melhor compreensão das fases lunares. Vários materiais produzidos pela turma foram recolhidos para análise durante o processo. Observaram-se resultados muito positivos quanto à aprendizagem dos estudantes, o que aponta que o ensino por investigação é uma estratégia eficaz para trabalhar conceitos elementares de Astronomia.
Asunto: Educação
Física - Estudo e ensino (ensino médio)
Física - Métodos experimentais
Astronomia - Estudo e ensino (ensino médio)
Mecânica celeste - Estudo e ensino (ensino´médio)
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36315
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Monografia Divalde-Final.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.