Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36315
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Arjuna Casteli Panzera | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9119872798345652 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Leonardo Marques Soares | pt_BR |
dc.creator | Divalde Luiz Frois Junior | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-06-04T15:50:12Z | - |
dc.date.available | 2021-06-04T15:50:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/36315 | - |
dc.description.resumo | Propostas curriculares como os Parâmetros Curriculares Nacionais apresentam o tema fases da Lua como um dos conteúdos básicos a serem aprendidos pelos estudantes na educação básica. Entretanto, vários estudos apontam que ainda prevalecem nas escolas, muitas concepções equivocadas sobre o fenômeno. Diante disso, o presente trabalho apresenta o relato de uma sequência de atividades sobre as fases da Lua, aplicada em uma turma de segundo ano do Ensino Médio. A sequência foi elaborada para ser trabalhada segundo os critérios estruturantes de uma abordagem investigativa para o ensino de Ciências. As atividades desenvolvidas incluíram a observação da Lua e construções de modelos para melhor compreensão das fases lunares. Vários materiais produzidos pela turma foram recolhidos para análise durante o processo. Observaram-se resultados muito positivos quanto à aprendizagem dos estudantes, o que aponta que o ensino por investigação é uma estratégia eficaz para trabalhar conceitos elementares de Astronomia. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Educação em Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fases da Lua. | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Fisica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Física - Estudo e ensino (ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Física - Métodos experimentais | pt_BR |
dc.subject.other | Astronomia - Estudo e ensino (ensino médio) | pt_BR |
dc.subject.other | Mecânica celeste - Estudo e ensino (ensino´médio) | pt_BR |
dc.title | As fases da Lua: relato de uma sequência didática com abordagem investigativa | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Educação em Ciências |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia Divalde-Final.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.