Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/36480
Type: Monografia (especialização)
Title: Fotografia: registro e construção da identidade
Authors: Edijorge Antonio Lima Santos
First Advisor: Geraldo Freire Loyola
First Referee: Maurício Silva Gino
Abstract: Esta experiência pedagógica buscou, por meio do uso das tecnologias de geração de imagens, elementos para refletir sobre as possibilidades em relacionar as imagens à construção da identidade dos alunos, nos anos finais do Ensino Fundamental II. Toda a pesquisa usou a fotografia como suporte para abordar as relações e inter-relações entre as imagens fotográficas, enquanto espaço de interação social, com a construção da identidade do indivíduo. Para chegar a tal resultado, o projeto foi elaborado na forma de experiência objetivando provocar reflexões teóricas e práticas, a partir de leitura e de análises das imagens produzidas pelos alunos no contexto escolar, sobretudo, o quanto essas fotografias compõem e estruturam o universo imagético dos alunos. O resultado é a reflexão sobre as contribuições dessa experiência para a formação dos alunos e adolescentes, no processo de ensino/aprendizagem em Artes Visuais, além disso, as possibilidades de se desenvolver um olhar sensível e crítico sobre as imagens que estão a nossa volta. Sendo que, as imagens comunicam, têm o poder de criar memórias e falar de um tempo.
Abstract: This pedagogical experience sought, through the use of image generation technologies, elements to reflect on the possibilities in relating images to the construction of students' identity, in the final years of Elementary School II. All research used photography as a support to address the relationships and interrelationships between photographic images, as a space for social interaction, with the construction of the individual's identity. To achieve this result, the project was designed in the form of experience aiming to provoke theoretical and practical reflections, based on reading and analysis of images produced by students in the school context, above all, how much these photographs compose and structure the imaginary universe of students. students. The result is a reflection on the contributions of this experience to the training of students and adolescents, in the process of teaching and learning in Visual Arts, in addition to the possibilities of developing a sensitive and critical look at the images around us. Seeing that,images communicate, they have the power to create memories and speak of a time.
Subject: Arte - Estudo e ensino
Fotografia
Memória na arte
Identidade (Psicologia) na arte
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/36480
Issue Date: 1-Mar-2020
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FOTOGRAFIA_ REGISTRO_e_ CONSTRUÇÃO_da_IDENTIDADE.pdf4.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.