Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36725
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Desafios e perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na educação infantil |
Authors: | Vera Lucia da Silva Rocha |
First Advisor: | Marcelo Chiaretto |
First Referee: | Allana Mátar de Figueiredo |
Second Referee: | Hermínia Maria Martins Lima Silveira |
Abstract: | O presente trabalho discute sobre os desafios e as perspectivas em relação ao processo de aquisição de leitura e escrita na Educação Infantil. Um fator importante para a interlocução entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Compreende-se que esse diálogo contribui para o desenvolvimento das crianças e propõe novos olhares em relação a sua aprendizagem. Esta pesquisa visa investigar as práticas educativas que favoreçam a construção desses conhecimentos em relação à leitura e à escrita. A fundamentação teórica apoia-se em pesquisas bibliográficas das contribuições de Bordini (1998), Costa Val (2005), Soares (2010, 2020), Kramer (2006, 2010) e das orientações das Proposições Curriculares Educação Infantil (BELO HORIZONTE, 2009, 2016a, 2016b), e da Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental (BRASIL, 2018), dentre outros. A proposta metodológica de atividade baseia-se no desenvolvimento de uma sequência didática, favorecendo o trabalho com a leitura e a escrita a partir de diferentes gêneros textuais, como cartazes, receita, contos, parlendas, trava-línguas, dentre outros. A partir disso, busca-se promover o aprendizado sobre as características dos gêneros estudados, contribuir para os avanços dos alunos da Educação Infantil em relação à aquisição da leitura e da escrita e viabilizar uma transição adequada para o Ensino fundamental. Acredita-se que as práticas educativas devem oportunizar atividades pedagógicas que viabilizem o acesso às novas descobertas e potencializem uma aprendizagem mais significativa. |
Subject: | Criança – Escrita Leitura (Ensino fundamental) Gêneros textuais Educação infantil |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36725 |
Issue Date: | 6-Apr-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERA 2021.pdf | 680.55 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.