Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/36726
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Currículo, conceitos e efetivação: desafios formativos para os professores e gestores da educação infantil |
Authors: | Angela Maria de Oliveira Gomes |
First Advisor: | Marcelo Chiaretto |
First Referee: | Hermínia Maria Martins Lima Silveira |
Second Referee: | Allana Mátar de Figueiredo |
Abstract: | O currículo na Educação Infantil é um tema que vem sendo bastante discutido e pesquisado nos últimos anos, também ganhou maior intensidade com base nas orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil-DCNEI (2009). A partir da relevância dessa temática para a construção e a consolidação de propostas pedagógicas e curriculares qualitativas para a Educação Infantil, este trabalho tem por objetivo problematizar a questão do currículo. Objetiva-se conhecer e explicitar as concepções de currículo e de conceitos inerentes a ele para a Educação Infantil; os eixos norteadores da prática educativa; e os saberes necessários para que os professores e gestores da Educação Infantil acessem, dominem e construam suas propostas metodológicas/educativas. A base teórica deste estudo sustenta-se em documentos normativos brasileiros: CF/88, LDBN/1996, ECA/1990, DCNEI/2009, BNCC/2017 e as Proposições Curriculares para a Educação Infantil/BH de 2009, com nova edição em 2016, que regulam e orientam a Educação Infantil. Se baseia também nas contribuições conceituais dos autores: Oliveira (2007), Barbosa (2008), Kramer (1987, 2006) e Kuhlmann Júnior (2006), entre outros. Evidenciou-se que a construção da identidade da Educação Infantil é um processo histórico que demonstra muitos avanços, mas ainda necessita de mais estudos. Salienta-se que o currículo é um dentre os vários aspectos que constituem uma proposta pedagógica; e a formação continuada e os debates em várias instâncias, como nos fóruns, nas universidades, nas instituições e no campo político, ainda são os melhores caminhos a percorrer pela efetivação do direito da criança a uma educação de qualidade. |
Subject: | Educação infantil Professores de educação infantil Planejamento educacional |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/36726 |
Issue Date: | 7-Apr-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC Angela versão com resumo em língua estrangeira 2021.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License