Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37793
Type: Artigo de Evento
Title: A Residência Docente e a experiência coletiva na elaboração, aplicação e análise de atividades que utilizam o geogebra
Authors: Roselene Alves Amâncio
Abstract: Neste texto analisamos o trabalho desenvolvido com quatro professores de Matemática que lecionam em escolas da Prefeitura Municipal da Cidade de Contagem/MG e que participaram do Programa Residência Docente no Centro Pedagógico da UFMG. Procuramos identificar como um programa de formação continuada pode propiciar condições para que os professores utilizem softwares de geometria dinâmica nas turmas para as quais lecionam. Assim, procuramos promover a elaboração, a aplicação e a análise de atividades que utilizam o Geogebra de forma que os professores residentes participassem ativamente desse processo. Os dados foram obtidos dos memoriais elaborados pelos professores residentes, das gravações em áudio e dos protocolos de observação realizados nos encontros de formação. A pesquisa mostra, com fortes evidências, que é possível desenvolver um programa de formação com ênfase no trabalho escolar e nas experiências vividas pelos professores de forma a considerar a pessoa do professor e a transformar a experiência coletiva em conhecimento profissional.
Subject: Formação de professores
Formação profissional
Software - Geometria
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37793
Issue Date: Jul-2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5929_2920_ID.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Educação Matemática na Contemporaneidade: Desafios e Possibilidades
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.