Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/37870
Type: Monografia (especialização)
Title: De MEI para microempresa: análise da viabilidade da transição de uma empresa de marketing de conteúdo
Authors: Nathália Luiza Tameirão
First Advisor: Daniele Oliveira Xavier
First Referee: Simone Evangelista Fonseca
Second Referee: Narrayra Granier Cunha
Abstract: A burocracia e os custos para a abertura de um negócio sempre foram fatores que contribuem diretamente para o alto índice de trabalhadores informais no Brasil. Então, a criação do modelo de micro empreendimento individual – MEI, surge como uma alternativa para facilitar a abertura e manutenção de negócios, simplificando processos e diminuindo custos. Porém, apesar das múltiplas vantagens desse modelo, ele também possui algumas limitações, que fazem com que as empresas que querem continuar crescendo, sejam obrigadas a realizar o desenquadramento, mudando para outros modelos empresariais. No presente trabalho, a partir de um estudo de caso e de pesquisas bibliográficas buscou-se então entender se é financeiramente viável que uma empresa do ramo de marketing de conteúdo realize a transição de MEI para ME (Microempresa). Para isso, foi construído um plano de negócios e foram avaliados quatro indicadores de viabilidade econômica. A partir do estudo e dos resultados obtidos, o negócio se mostrou financeiramente viável, mas o empreendedor precisa estar atento, uma vez que teve aumento nos custos e diminuições expressivas em seu lucro líquido, especialmente em função da nova carga tributária.
Abstract: Bureaucracy and costs for starting a business have always been factors that directly contribute to the high rate of informal workers in Brazil. Therefore, the creation of the individual micro enterprise model - MEI, emerges as an alternative to facilitate the opening and maintenance of businesses, simplifying processes and reducing costs. However, despite the multiple advantages of this model, it also has some limitations, which means that companies that want to continue growing, are forced to get off of this model, switching to other business models. In the present research, based on a case study and bibliographic research, we sought to understand whether it is financially viable for a company in the field of content marketing to carry out the transition from MEI to ME (Micro Enterprise). To do that, a business plan was built and four economic viability indicators were evaluated. The results of the study proved that the business is financially viable, but the entrepreneur needs to be aware, since there was an increase in costs and significant decreases in his net profit, especially due to the new tax burden.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/37870
Issue Date: 18-Jun-2021
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