Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/38126
Tipo: Artigo de Evento
Título: O presente como história: estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo
Título(s) alternativo(s): The present as a history: aesthetics of elaboration in contemporary Brazilian cinema
Autor(es): Cláudia Cardoso Mesquita
Resumen: Na trilha proposta por Andreas Huyssen (2014), que identifica uma preocupação central com a memória na cultura contemporânea (espécie de resposta à confiança decrescente no futuro das sociedades ocidentais), o artigo busca examinar como o cinema brasileiro tem elaborado a experiência histórica. Para tanto, realizamos um pequeno inventário, testando a reunião dos filmes em séries, de modo a indicar e caracterizar “figuras de elaboração histórica” recorrentes na filmografia contemporânea – assim como a examinar suas variações a partir da aproximação entre obras. Em nosso mapeamento, sobressai-se a aposta no “presente como história”: sob a sombra de um “passado que não passa” ou desenhado como “avesso do futuro” (tal como prometido pelo discurso do progresso e da modernização), o presente ganha centralidade em filmes que assumem, sob diferentes formas e abordagens, a tarefa da rememoração crítica.
Abstract: Following the path proposed by Andreas Huyssen (2014), who pinpoints a pivotal concern with memory in contemporary culture, a sort of response to Western societies’ decreasing confidence in the future, the article seeks to examine how contemporary Brazilian cinema has been elaborating historical experience. To do so, we have created a small inventory, experimenting with the grouping of films in series, in order to indicate and characterize recurring "figures of historical elaboration" in such filmography – as well as to study their variations by comparing films. The emphasis on the "present as history" stands out in our mapping: under the shade of a "past that does not pass" or designed as "the reverse of the future" (as it is promised by the progress and the modernization discourses), the present becomes the center of films that take to themselves, in different forms and approaches, the task of critical recollection.
Asunto: Cinema brasileiro
Cinema e história
Memória
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38126
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.compos.org.br/data/arquivos_2018/trabalhos_arquivo_2NKMPPW1CFX14EJ10BEJ_27_6219_26_02_2018_07_23_01.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Anual da Compós
Aparece en las colecciones:Artigo de Evento

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
claudiaPresenteHistoria.pdf468.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.