Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38126
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O presente como história: estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo |
Título(s) alternativo(s): | The present as a history: aesthetics of elaboration in contemporary Brazilian cinema |
Autor(es): | Cláudia Cardoso Mesquita |
Resumen: | Na trilha proposta por Andreas Huyssen (2014), que identifica uma preocupação central com a memória na cultura contemporânea (espécie de resposta à confiança decrescente no futuro das sociedades ocidentais), o artigo busca examinar como o cinema brasileiro tem elaborado a experiência histórica. Para tanto, realizamos um pequeno inventário, testando a reunião dos filmes em séries, de modo a indicar e caracterizar “figuras de elaboração histórica” recorrentes na filmografia contemporânea – assim como a examinar suas variações a partir da aproximação entre obras. Em nosso mapeamento, sobressai-se a aposta no “presente como história”: sob a sombra de um “passado que não passa” ou desenhado como “avesso do futuro” (tal como prometido pelo discurso do progresso e da modernização), o presente ganha centralidade em filmes que assumem, sob diferentes formas e abordagens, a tarefa da rememoração crítica. |
Abstract: | Following the path proposed by Andreas Huyssen (2014), who pinpoints a pivotal concern with memory in contemporary culture, a sort of response to Western societies’ decreasing confidence in the future, the article seeks to examine how contemporary Brazilian cinema has been elaborating historical experience. To do so, we have created a small inventory, experimenting with the grouping of films in series, in order to indicate and characterize recurring "figures of historical elaboration" in such filmography – as well as to study their variations by comparing films. The emphasis on the "present as history" stands out in our mapping: under the shade of a "past that does not pass" or designed as "the reverse of the future" (as it is promised by the progress and the modernization discourses), the present becomes the center of films that take to themselves, in different forms and approaches, the task of critical recollection. |
Asunto: | Cinema brasileiro Cinema e história Memória |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38126 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.compos.org.br/data/arquivos_2018/trabalhos_arquivo_2NKMPPW1CFX14EJ10BEJ_27_6219_26_02_2018_07_23_01.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Anual da Compós |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
claudiaPresenteHistoria.pdf | 468.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.