Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38126
Tipo: Artigo de Evento
Título: O presente como história: estéticas da elaboração no cinema brasileiro contemporâneo
Título(s) alternativo(s): The present as a history: aesthetics of elaboration in contemporary Brazilian cinema
Autor(es): Cláudia Cardoso Mesquita
Resumo: Na trilha proposta por Andreas Huyssen (2014), que identifica uma preocupação central com a memória na cultura contemporânea (espécie de resposta à confiança decrescente no futuro das sociedades ocidentais), o artigo busca examinar como o cinema brasileiro tem elaborado a experiência histórica. Para tanto, realizamos um pequeno inventário, testando a reunião dos filmes em séries, de modo a indicar e caracterizar “figuras de elaboração histórica” recorrentes na filmografia contemporânea – assim como a examinar suas variações a partir da aproximação entre obras. Em nosso mapeamento, sobressai-se a aposta no “presente como história”: sob a sombra de um “passado que não passa” ou desenhado como “avesso do futuro” (tal como prometido pelo discurso do progresso e da modernização), o presente ganha centralidade em filmes que assumem, sob diferentes formas e abordagens, a tarefa da rememoração crítica.
Abstract: Following the path proposed by Andreas Huyssen (2014), who pinpoints a pivotal concern with memory in contemporary culture, a sort of response to Western societies’ decreasing confidence in the future, the article seeks to examine how contemporary Brazilian cinema has been elaborating historical experience. To do so, we have created a small inventory, experimenting with the grouping of films in series, in order to indicate and characterize recurring "figures of historical elaboration" in such filmography – as well as to study their variations by comparing films. The emphasis on the "present as history" stands out in our mapping: under the shade of a "past that does not pass" or designed as "the reverse of the future" (as it is promised by the progress and the modernization discourses), the present becomes the center of films that take to themselves, in different forms and approaches, the task of critical recollection.
Assunto: Cinema brasileiro
Cinema e história
Memória
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38126
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.compos.org.br/data/arquivos_2018/trabalhos_arquivo_2NKMPPW1CFX14EJ10BEJ_27_6219_26_02_2018_07_23_01.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Anual da Compós
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
claudiaPresenteHistoria.pdf468.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.