Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38212
Type: Tese
Title: Personagens psicopáticos na crise do drama
Authors: Gustavo Moreira Alves
First Advisor: Sara del Carmen Rojo de la Rosa
First Referee: Marcos Antônio Alexandre
Second Referee: Paulo Vinicius Bio Toledo
Third Referee: Ana Aguiar Cotrim
metadata.dc.contributor.referee4: Carina Maria Guimarães Moreira
Abstract: A noção de crise do drama, de Peter Szondi, apresentada à maneira de estudos da Escola de Frankfurt que já tinham Hegel e Marx como base, aponta para a necessidade de se desenvolver uma visão histórica e dialética da forma dramática, o que escapa às poéticas normativas. No horizonte da crise, o expressionismo e o teatro épico brechtiano suprassumem o drama. Ao sinalizar para o personagem psicopático, Freud já denunciava o desrespeito dos autores modernos à regra de não causar sofrimento no espectador, que assim já provocavam um distanciamento brechtiano germinal. O drama em crise seria, portanto, aquele em que o personagem condicionado por forças anônimas tem a repressão em embate com o recalcamento. Em resumo, a hipótese aqui colocada é de que o personagem psicopático é explicitado e desenvolvido no teatro no momento da passagem estética do drama para o teatro épico.
Abstract: Peter Szondi’s notion of drama in crisis, modeled from studies of the Frankfurt School that already had Hegel and Marx as their basis, points to the need to develop a historical and dialectical view of the dramatic form, which escapes from poetics regulations. In the horizon of crisis, expressionism and the Brechtian epic theater overcome the drama. In signaling to the psychopathic character, Freud already denounced the disrespect of modern authors to the rule of not causing suffering in the spectator, who thus already caused a germinal Brechtian estrangement. The drama in crisis would be, therefore, the one in which the character conditioned by anonymous forces has the repression in clash with the restraint. In short, the hypothesis put forward here is that the psychopathic character is explicit and developed in the theater at the moment of the aesthetic passage from drama to epic theater.
Subject: Teatro – História e crítica
Psicanálise e Literatura
Literatura e cinema
Expressionismo na literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38212
Issue Date: 7-Jun-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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