Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38413
Type: Artigo de Evento
Title: Práticas para produzir a alfabetização no 1º ano do ensino fundamental: discursos e saberes em disputa no currículo
Authors: Maria Carolina da Silva Caldeira
Abstract: As discussões sobre alfabetização e letramento das crianças brasileiras estão no cerne dos principais debates sobre a educação contemporânea. O debate sobre o lugar que as práticas de alfabetização e letramento devem ocupar no primeiro ano do ensino fundamental envolve certamente uma decisão sobre o currículo. Está em discussão aí o mote central desse campo: " qual conhecimento deve ser ensinado?" (SILVA, 2001, p. 14). É sobre o efeito dessa demanda pela alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental que trata este artigo. Com base em uma pesquisa que investigou o currículo de uma turma de 1º ano do ensino fundamental do município de Belo Horizonte em 2013, este trabalho mapeia os saberes que se apresentam nesse currículo e as práticas que deles decorrem para efetivar a alfabetização no 1º ano.
Subject: Ensino fundamental - Currículos
Alfabetização
Crianças - Desenvolvimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38413
Issue Date: 2016
metadata.dc.url.externa: https://anpae.org.br/BibliotecaVirtual/2-Coloquio/Serie1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Colóquio sobre Questões Curriculares, Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.