Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38439
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Lugar-escola: territórios de relações e poderes
Título(s) alternativo(s): School place: territories of relations and powers
Autor(es): Danielle Gregole Colucci
Resumo: Relações de dominação permeiam experiências de sujeitos do mundo dos seus lugares à escala global. O objetivo deste texto é propor reflexões sobre o lugar-escola como território repleto de relações domesticadoras ou dialógicas, permeadas por exercícios de poder. No primeiro caso, trata-se de posicionamento político-pedagógico a favor da conformação social dos sujeitos ao mundo; no segundo, as intenções envolvem encontros e compartilhamentos desejosos de questionamentos e mudanças. Para tanto, se procura compreender a experiência comum da modernidade e suas hegemonias consolidadas. Entende-se que esse contexto contemporâneo tem envolvido a produção de conhecimentos, pedagogias e geografias.
Abstract: Domination relations permeate subjects’ experiences from local to global scale. The purpose of this text is to propose a reflection on the school place as a territory of either domesticating or dialogical relations permeated by the exercise of power. Domesticating relations imply political-pedagogical positioning agreeing to the social conformity of the subjects to the world, while dialogical relations refer to encounters and sharing with the intention of questioning and changing. Therefore, it is necessary to understand the common experience of modernity and its consolidated hegemonies. It is understood that the contemporary scenario involves production of knowledge, pedagogical practices, and the geography.
Assunto: Escolas - Território
Geografia - Estudo e ensino
Modernidade - Hegemonia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.5902/2236499432346
URI: http://hdl.handle.net/1843/38439
Data do documento: Dez-2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/32346/pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Geografia Ensino & Pesquisa
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lugar-escola - territórios de relações e poderes.pdf220.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.