Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38528
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | O ensino de história com o museu: práticas educativas em processos reflexivos |
Authors: | Júlio César Virgínio da Costa |
Abstract: | Neste texto apresentam-se reflexões sobre as ressonâncias de uma prática educativa no ensino de História desenvolvida em um museu da cidade de Belo Horizonte no ensino da Pré-História do Brasil. Essa prática educativa e de memória é compreendida como parte de um processo iniciado antes da visita e que prossegue após o término dela, ou seja, as análises estão conectadas à dinâmica estabelecida nos tempos que envolvem uma visitação museal, que atravessam esse ambiente e em diálogo constante com a sala de aula. O esforço empreendido visa compreender como as ressonâncias dessa prática educativa mobilizam diversos aspectos que, diretamente, podem contribuir para outra gramática de práticas de ensino de História e de memória em ambientes museais e, também, para uma compreensão da formação continuada de professores. |
Subject: | Educação - História História - Estudo e ensino Museus |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.28998/rchvl8n15.2017.0006 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38528 |
Issue Date: | Jul-2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.seer.ufal.br/index.php/criticahistorica/article/view/3542/pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Crítica Histórica |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino de história com o museu_ práticas educativas em processos reflexivos.pdf | 1.92 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.