Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40121
Type: Artigo de Periódico
Title: Experiência em simulação como metodologia de ensino
Authors: Maria do Carmo Barros de Melo
Monalisa Maria Gresta
Nara Lúcia Carvalho da Silva
Gilmar Tadeu de Azevedo Fidelis
Maria Angélica Tibaes
Josemar de Almeida Moura
Cláudio de Souza
Abstract: O ensino mediado por simulação é cada vez mais utilizado por instituições educacionais e serviços de saúde. É uma metodologia de ensino seguro e ético que complementa a prática adquirida com o paciente. Vários são os formatos e as técnicas de simulação, como, por exemplo, a utilização de manequins de baixa ou alta fidelidade, atores, simulação híbrida e háptica. Este artigo relata a experiência de criação e expansão do uso de simulação na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil. As perspectivas futuras das tecnologias de informação e comunicação na área da saúde acopladas ao uso de simulação avançada e computacional são promissoras, especialmente, para treinamento de profissionais de saúde, estudantes de graduação e pós-graduação.
Subject: Educação médica
Ensino médico
Educação em saúde
Simulação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: MED - DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.31492/2184-2043.RILP2018.33/pp.119-130
URI: http://hdl.handle.net/1843/40121
Issue Date: 2018
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Internacional em Língua Portuguesa
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_experiência em simulação como metodologia de ensino.pdf896.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.