Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40125
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional
Autor(es): Regina Célia Passos Ribeiro Decampos
Naim Rodrigues de Araújo
Resumo: A situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional tem sido pouco estudada e apresenta-se como um desafio ao contexto inclusivo. Este artigo visa a apresentar a situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em instituições de acolhimento. 48 instituições de acolhimento foram identificadas. Destas, 24 afirmaram possuir pelo menos uma criança ou jovem com deficiência acolhido. Foram localizadas 35 crianças e jovens com deficiência. Os resultados revelaram que a grande maioria está matriculada em escola pública, embora existam alguns fora da escola. A defasagem entre idade cronológica e ano escolar encontrada está associada mais à infrequência escolar do que propriamente ao rendimento escolar.
Assunto: Educação
Inclusão social
Deficiências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.1590/198053145587
URI: http://hdl.handle.net/1843/40125
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.scielo.br/j/cp/a/XxMJmqtC8q34fgJRXHQnhQw/?lang=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos de pesquisa
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional.pdf501.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.