Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40125
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional |
Authors: | Regina Célia Passos Ribeiro Decampos Naim Rodrigues de Araújo |
Abstract: | A situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional tem sido pouco estudada e apresenta-se como um desafio ao contexto inclusivo. Este artigo visa a apresentar a situação educacional de crianças e jovens com deficiência que se encontram em instituições de acolhimento. 48 instituições de acolhimento foram identificadas. Destas, 24 afirmaram possuir pelo menos uma criança ou jovem com deficiência acolhido. Foram localizadas 35 crianças e jovens com deficiência. Os resultados revelaram que a grande maioria está matriculada em escola pública, embora existam alguns fora da escola. A defasagem entre idade cronológica e ano escolar encontrada está associada mais à infrequência escolar do que propriamente ao rendimento escolar. |
Subject: | Educação Inclusão social Deficiências |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.1590/198053145587 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40125 |
Issue Date: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.scielo.br/j/cp/a/XxMJmqtC8q34fgJRXHQnhQw/?lang=pt |
metadata.dc.relation.ispartof: | Cadernos de pesquisa |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_Situação educacional de crianças e jovens com deficiência em acolhimento institucional.pdf | 501.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.