Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40240
Type: Artigo de Periódico
Title: Fundamentos pedagógicos para o uso de simulações e laboratórios virtuais no ensino de ciências
Authors: Helder de Figueiredo e Paula
Abstract: Como podemos interpretar possíveis contribuições dos aplicativos de computador que contêm animações, simulações e laboratórios virtuais a partir de uma perspectiva sócio-histórica do ensino e da aprendizagem? Como identificar as potencialidades e as limitações desses aplicativos? Com quais demandas os estudantes são confrontados durante o trabalho de interpretação de representações complexas por meio das quais fenômenos e modelos das ciências são apresentados nesses aplicativos? Quais critérios podem ser usados para distinguir animações, simulações e laboratórios virtuais? Como podemos usar aplicativos que contêm simulações e laboratórios virtuais em uma perspectiva de ensino por investigação e por que vale a pena seguir essa orientação? Essas questões são apresentadas e discutidas ao longo das várias seções que compõem este artigo e nas quais nós apresentamos e utilizamos um conjunto de referenciais teóricos cujo valor para o enfrentamento das questões nós procuramos sustentar. Como estratégia argumentativa, recorremos à análise de alguns aplicativos disponíveis em sites bastante conhecidos por professores e por pesquisadores que se dedicam ao ensino e à aprendizagem das ciências.
Subject: Ação Mediada
Mediação pedagógica
Simulações e laboratórios virtuais
Inscrições didáticas
Ensino de Ciências por Investigação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201717175
URI: http://hdl.handle.net/1843/40240
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4476
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.