Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40400
Type: Artigo de Periódico
Title: Elementos para estímulo da cultura de inovação: mapeamento das diretrizes adotadas por empresas de destaque brasileiras
Other Titles: Elements for stimulating innovation culture: mapping of the guidelines adopted by highlight brazilian companies
Authors: Frederico Giffoni de Carvalho Dutra
Fernanda Gomes Almeida
Abstract: O artigo discorre sobre os fatores que afetam a capacidade de inovação de uma organização, sendo a cultura de inovação determinante para criação e manutenção de uma organização inovadora. A pesquisa teve como objetivo identificar a partir de revisão de literatura, sites institucionais e relatórios na web, quais são os elementos para estímulo da cultura de inovação adotados pelas empresas destaque em inovação no Brasil, extraídas do ranking Valor Inovação Brasil 2016. Os critérios a serem analisados foram obtidos por meio de um agrupamento de 17 autores, no período de 1986 a 2017, a respeito das principais diretrizes para construção e/ou sobrevivência de uma cultura de inovação. Verificou-se que as empresas pesquisadas, oriundas de diversos setores econômicos, apresentam consenso quanto à maioria dos elementos importantes para a criação e manutenção de uma cultura de inovação bem sucedida e que esses elementos possuem elevada importância para a cultura de inovação numa organização. Os resultados encontrados na pesquisa vão de encontro ao referencial teórico apresentado. Além dos elementos pesquisados percebeu-se que as empresas destaque em inovação apresentam ainda investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D); parceria/colaboração com empresas, universidades e parceiros; incentivo à geração e compartilhamento de conhecimento; práticas de sustentabilidade; responsabilidade social; modelo de gestão voltado à inovação de forma sistemática e presença em redes sociais. Contudo, é válido ressaltar que alguns elementos, apesar de terem sido citados por grande parte dos autores do referencial, foram pouco mencionados pelas empresas pesquisadas, o que configura um contraponto ao processo de inovação.
Subject: Competitividade
Gestão da informação
Mudança organizacional
Cultura de inovação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.18226/23190639.v5n3.05a
URI: http://hdl.handle.net/1843/40400
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/5642
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de gestão e inovação
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.