Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40755
Type: Artigo de Evento
Title: O cientista está em sala! A imagem construída por um grupo de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental
Authors: Deborah Cotta Oliveira
Danusa Munford
Elaine Soares França
Abstract: O presente estudo busca apresentar considerações sobre a construção de visões de cientista na escola a partir de análises de interações no contexto de uma atividade de relato sobre “um final de semana com um boneco cientista” em uma turma de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que participou de atividades investigativas ao longo de 3 anos. Observamos que as visões deste grupo estão em construção, e distanciamentos importantes sobre visões estereotipadas são percebidos. Apesar desta desconstrução, vemos a reprodução de alguns aspectos deturpados, o que ilustra o caráter processual não linear e contrastivo da elaboração de representações. Concluímos que um ensino de ciências de cunho investigativo contribui para o entendimento da atividade científica mais próximo da realidade e mais distante de imagens deturpadas
Subject: Visão de cientista
Ensino por investigação
Anos iniciais do Ensino Fundamental.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40755
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/lista_area_01_1.htm
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_O cientista está em sala!.pdf814.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.