Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41183
Type: Artigo de Periódico
Title: A dialética dos saberes produzidos e mobilizados no trabalho: a atividade do trabalho como princípio educativo
Authors: Antônia Vitória Soares Aranha
Ilma Bicalho Sousa Daniel
Abstract: O artigo aborda a dinâmica dos saberes produzidos e mobilizados profissionalmente por trabalhadores. Para o exercício de reflexão aqui proposto, são mobilizadas as proposições marxistas e ergológicas, considerando-se que esses referenciais contribuem de maneira significativa para a compreensão de questões envolvidas na relação estabelecida entre o homem e o trabalho, a qual possibilita a produção e a mobilização de saberes. As discussões procuram evidenciar que, embora existam outros espaços de aprendizagem, o trabalho é um lócus privilegiado no que se refere à produção e à mobilização de saberes. Com efeito, entende-se que o fazer é sempre interatuado, sendo essa uma característica que marca o mundo laboral.
Subject: Trabalhadores
Saberes
Dialética
Atividade de trabalho
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41183
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/135
metadata.dc.relation.ispartof: Educação & formação - Revista do programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.