Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/41185
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática: contribuições da metodologia NEPSO |
Autor(es): | Aliene Araújo Villaça Ruana Priscila da Silva Brito |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do trabalho desenvolvido pelo Polo de Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), em parceria com o Projeto de Correção de Fluxo 2° Ciclo – Entrelaçando – criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Destacaremos aqui as ações pedagógicas voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática, oportunizadas pela utilização da metodologia do NEPSO (que propõe a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas de opinião por estudantes da Educação Básica), em especial, aquelas ações relacionadas ao tratamento da informação. Nossa reflexão apontou que, por meio do trabalho com o NEPSO, tanto estudantes quanto professores não só passam a mobilizar com mais intimidade conceitos e procedimentos da matemática escolar previstos no projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e nas Proposições Curriculares Nacionais, mas também se apropriam de práticas de numeramento/letramento, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo. |
Asunto: | NEPSO Educação Matemática Pesquisa de opinião Práticas de Numeramento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41185 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7506_4133_ID.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática-contribuições da metodologia nepso.pdf | 649 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.