Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAliene Araújo Villaçapt_BR
dc.creatorRuana Priscila da Silva Britopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-27T20:41:18Z-
dc.date.available2022-04-27T20:41:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issueEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage12pt_BR
dc.identifier.issn2178-034pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41185-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir acerca do trabalho desenvolvido pelo Polo de Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), em parceria com o Projeto de Correção de Fluxo 2° Ciclo – Entrelaçando – criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Destacaremos aqui as ações pedagógicas voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática, oportunizadas pela utilização da metodologia do NEPSO (que propõe a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas de opinião por estudantes da Educação Básica), em especial, aquelas ações relacionadas ao tratamento da informação. Nossa reflexão apontou que, por meio do trabalho com o NEPSO, tanto estudantes quanto professores não só passam a mobilizar com mais intimidade conceitos e procedimentos da matemática escolar previstos no projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e nas Proposições Curriculares Nacionais, mas também se apropriam de práticas de numeramento/letramento, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEducação matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidadespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherNEPSOpt_BR
dc.subject.otherEducação Matemáticapt_BR
dc.subject.otherPesquisa de opiniãopt_BR
dc.subject.otherPráticas de Numeramentopt_BR
dc.titleA pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática: contribuições da metodologia NEPSOpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7506_4133_ID.pdfpt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.