Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41185
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Aliene Araújo Villaça | pt_BR |
dc.creator | Ruana Priscila da Silva Brito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-27T20:41:18Z | - |
dc.date.available | 2022-04-27T20:41:18Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | Encontro Nacional de Educação Matemática | pt_BR |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 12 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-034 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/41185 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do trabalho desenvolvido pelo Polo de Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), em parceria com o Projeto de Correção de Fluxo 2° Ciclo – Entrelaçando – criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Destacaremos aqui as ações pedagógicas voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática, oportunizadas pela utilização da metodologia do NEPSO (que propõe a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas de opinião por estudantes da Educação Básica), em especial, aquelas ações relacionadas ao tratamento da informação. Nossa reflexão apontou que, por meio do trabalho com o NEPSO, tanto estudantes quanto professores não só passam a mobilizar com mais intimidade conceitos e procedimentos da matemática escolar previstos no projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e nas Proposições Curriculares Nacionais, mas também se apropriam de práticas de numeramento/letramento, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | NEPSO | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa de opinião | pt_BR |
dc.subject.other | Práticas de Numeramento | pt_BR |
dc.title | A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática: contribuições da metodologia NEPSO | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7506_4133_ID.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática-contribuições da metodologia nepso.pdf | 649 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.