Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/41185
Tipo: Artigo de Evento
Título: A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática: contribuições da metodologia NEPSO
Autor(es): Aliene Araújo Villaça
Ruana Priscila da Silva Brito
Resumo: Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do trabalho desenvolvido pelo Polo de Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), em parceria com o Projeto de Correção de Fluxo 2° Ciclo – Entrelaçando – criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Destacaremos aqui as ações pedagógicas voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática, oportunizadas pela utilização da metodologia do NEPSO (que propõe a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas de opinião por estudantes da Educação Básica), em especial, aquelas ações relacionadas ao tratamento da informação. Nossa reflexão apontou que, por meio do trabalho com o NEPSO, tanto estudantes quanto professores não só passam a mobilizar com mais intimidade conceitos e procedimentos da matemática escolar previstos no projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e nas Proposições Curriculares Nacionais, mas também se apropriam de práticas de numeramento/letramento, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo.
Assunto: NEPSO
Educação Matemática
Pesquisa de opinião
Práticas de Numeramento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41185
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7506_4133_ID.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Educação matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades
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