Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/41185
Type: | Artigo de Evento |
Title: | A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática: contribuições da metodologia NEPSO |
Authors: | Aliene Araújo Villaça Ruana Priscila da Silva Brito |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo refletir acerca do trabalho desenvolvido pelo Polo de Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), em parceria com o Projeto de Correção de Fluxo 2° Ciclo – Entrelaçando – criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Destacaremos aqui as ações pedagógicas voltadas para o ensino e a aprendizagem de matemática, oportunizadas pela utilização da metodologia do NEPSO (que propõe a elaboração e o desenvolvimento de pesquisas de opinião por estudantes da Educação Básica), em especial, aquelas ações relacionadas ao tratamento da informação. Nossa reflexão apontou que, por meio do trabalho com o NEPSO, tanto estudantes quanto professores não só passam a mobilizar com mais intimidade conceitos e procedimentos da matemática escolar previstos no projeto pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e nas Proposições Curriculares Nacionais, mas também se apropriam de práticas de numeramento/letramento, ampliando suas possibilidades de leitura do mundo. |
Subject: | NEPSO Educação Matemática Pesquisa de opinião Práticas de Numeramento |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/41185 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7506_4133_ID.pdf |
metadata.dc.relation.ispartof: | Educação matemática na contemporaneidade: desafios e possibilidades |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_A pesquisa de opinião como prática pedagógica no ensino de matemática-contribuições da metodologia nepso.pdf | 649 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.