Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/42184
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O uso do software Educatrix nos processos de alfabetização e letramento de crianças leitoras e não leitoras |
Autor(es): | Tânia Aretuza Ambrizi Gebara Geysiane Aparecida Gonzaga da Silva |
Resumen: | O presente artigo traz reflexões produzidas durante a execução do Projeto de Ensino “Educatrix” que consiste na utilização de um software criado pela professora Dra. Clenice Griffo, docente do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/UFMG) –, alfabetizadora, mestre em Educação pela UFMG; Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona-Espanha; Formadora da Rede Nacional de Formação Continuada CEALEUFMG, que, junto com a empresa Magistec Tecnologia Educacional e apoio da incubadora de empresas de base tecnológica INOVA/UFM elaborou o programa EDUCATRIX, composto por 560 aulas distribuídas nos anos iniciais da escolarização básica, a saber: educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O artigo trata de um projeto de ensino, que é uma estratégia de organização do trabalho pedagógico existente no CP/UFMG. Os projetos de ensino têm como finalidade promover o desenvolvimento intelectual do(s) discente(s), buscando aperfeiçoar os processos de ensino aprendizagem e sistematizar conhecimento a partir deles. Envolvem atividades supervisionadas que possibilitem a promoção do aprofundamento de estudos em tópicos específicos do conteúdo programático de uma ou mais áreas do conhecimento. Caracterizam-se pela proposição do desenvolvimento de atividades extraclasse ou que resultem em produto, com a orientação de um ou mais professores. Os projetos de ensino destinam-se ao desenvolvimento de atividades que envolvam alunos, família de alunos e/ou professores, todos do Centro Pedagógico da UFMG. As aulas deste projeto são realizadas nos tempos destinados ao Grupo de Trabalho Diferenciado, com uma turma de segundo ano do primeiro ciclo de formação humana. |
Asunto: | Educação básica Letramento Alfabetização Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42184 |
Fecha del documento: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://drive.google.com/file/d/1f4pRcOkA5TWlndiwDR8ZCgZmLeFxBqsP/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O uso do software educatrix nos processos de alfabetização e letramento de crianças leitoras e não leitoras.pdf | 139.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.