Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTânia Aretuza Ambrizi Gebarapt_BR
dc.creatorGeysiane Aparecida Gonzaga da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T21:44:40Z-
dc.date.available2022-06-01T21:44:40Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.issue4pt_BR
dc.citation.spage685pt_BR
dc.citation.epage692pt_BR
dc.identifier.isbn9788567869216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/42184-
dc.description.resumoO presente artigo traz reflexões produzidas durante a execução do Projeto de Ensino “Educatrix” que consiste na utilização de um software criado pela professora Dra. Clenice Griffo, docente do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/UFMG) –, alfabetizadora, mestre em Educação pela UFMG; Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona-Espanha; Formadora da Rede Nacional de Formação Continuada CEALEUFMG, que, junto com a empresa Magistec Tecnologia Educacional e apoio da incubadora de empresas de base tecnológica INOVA/UFM elaborou o programa EDUCATRIX, composto por 560 aulas distribuídas nos anos iniciais da escolarização básica, a saber: educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O artigo trata de um projeto de ensino, que é uma estratégia de organização do trabalho pedagógico existente no CP/UFMG. Os projetos de ensino têm como finalidade promover o desenvolvimento intelectual do(s) discente(s), buscando aperfeiçoar os processos de ensino aprendizagem e sistematizar conhecimento a partir deles. Envolvem atividades supervisionadas que possibilitem a promoção do aprofundamento de estudos em tópicos específicos do conteúdo programático de uma ou mais áreas do conhecimento. Caracterizam-se pela proposição do desenvolvimento de atividades extraclasse ou que resultem em produto, com a orientação de um ou mais professores. Os projetos de ensino destinam-se ao desenvolvimento de atividades que envolvam alunos, família de alunos e/ou professores, todos do Centro Pedagógico da UFMG. As aulas deste projeto são realizadas nos tempos destinados ao Grupo de Trabalho Diferenciado, com uma turma de segundo ano do primeiro ciclo de formação humana.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO uso do software Educatrix nos processos de alfabetização e letramento de crianças leitoras e não leitoraspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1f4pRcOkA5TWlndiwDR8ZCgZmLeFxBqsP/viewpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-4646-3460pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.