Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/42184
Tipo: Artigo de Evento
Título: O uso do software Educatrix nos processos de alfabetização e letramento de crianças leitoras e não leitoras
Autor(es): Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Geysiane Aparecida Gonzaga da Silva
Resumo: O presente artigo traz reflexões produzidas durante a execução do Projeto de Ensino “Educatrix” que consiste na utilização de um software criado pela professora Dra. Clenice Griffo, docente do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG (CP/UFMG) –, alfabetizadora, mestre em Educação pela UFMG; Doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de Barcelona-Espanha; Formadora da Rede Nacional de Formação Continuada CEALEUFMG, que, junto com a empresa Magistec Tecnologia Educacional e apoio da incubadora de empresas de base tecnológica INOVA/UFM elaborou o programa EDUCATRIX, composto por 560 aulas distribuídas nos anos iniciais da escolarização básica, a saber: educação infantil e 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O artigo trata de um projeto de ensino, que é uma estratégia de organização do trabalho pedagógico existente no CP/UFMG. Os projetos de ensino têm como finalidade promover o desenvolvimento intelectual do(s) discente(s), buscando aperfeiçoar os processos de ensino aprendizagem e sistematizar conhecimento a partir deles. Envolvem atividades supervisionadas que possibilitem a promoção do aprofundamento de estudos em tópicos específicos do conteúdo programático de uma ou mais áreas do conhecimento. Caracterizam-se pela proposição do desenvolvimento de atividades extraclasse ou que resultem em produto, com a orientação de um ou mais professores. Os projetos de ensino destinam-se ao desenvolvimento de atividades que envolvam alunos, família de alunos e/ou professores, todos do Centro Pedagógico da UFMG. As aulas deste projeto são realizadas nos tempos destinados ao Grupo de Trabalho Diferenciado, com uma turma de segundo ano do primeiro ciclo de formação humana.
Assunto: Educação básica
Letramento
Alfabetização
Ensino fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42184
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://drive.google.com/file/d/1f4pRcOkA5TWlndiwDR8ZCgZmLeFxBqsP/view
metadata.dc.relation.ispartof: Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O uso do software educatrix nos processos de alfabetização e letramento de crianças leitoras e não leitoras.pdf139.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.