Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/42637
Type: Artigo de Evento
Title: Raciocínio baseado em evidência por estudantes de um curso técnico de nível médio em tarefas de hidrostática
Authors: Alexandre Fagundes Faria
Arnaldo de Moura Vaz
Abstract: Atividades didáticas que favorecem o desenvolvimento de estratégias de raciocínio são objeto de interesse da pesquisa em Ensino de Ciências. Entre essas estratégias está o Raciocínio Baseado em Evidência (RBE). Buscamos identificar o uso de RBE por estudantes e investigar a maneira com que eles reelaboram suas experiências dessa estratégia de raciocínio. Nosso referencial teórico-metodológico assenta-se na Teoria da Experiência de Dewey. Acompanhamos cinco grupos de estudantes ao longo de um trimestre letivo em aulas regulares de física. Eles pertenciam à 2ª série de cursos técnicos de nível médio de uma escola federal de Belo Horizonte. Gravamos os grupos em áudio e vídeo. Nas gravações, tomamos notas de acontecimentos relacionados à nossa questão de pesquisa. Selecionamos para análise um dos grupos com base na assiduidade. Percebemos que os estudantes tiveram experiências educativas envolvendo RBE quando solucionaram tarefas sobre hidrostáticas e que experiências relacionadas à dinâmica newtoniana foram reelaboradas para isso.
Subject: Pensamento científico
Raciocínio baseado em evidência
Ensino de Física
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: COLTEC - COLEGIO TECNICO
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/42637
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0333-1.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Appears in Collections:Artigo de Evento



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.