Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/42720
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Fazendo história: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da educação básica |
Other Titles: | Making history: didatic possibilities to the approach of theoretical history concepts at elementary school |
Authors: | Alessandra Soares Santos Paula Miranda de Oliveira |
Abstract: | O artigo discute a pertinência da abordagem, por professores da Educação Básica, de alguns conceitos e procedimentos relativos à construção do conhecimento histórico pelos historiadores. Defende-se o potencial desta abordagem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para que os estudantes reconheçam a diversidade de discursos sobre o passado e, ao mesmo tempo, tornem a sua percepção sobre a realidade presente mais complexa. Apresentamos uma experiência docente com turmas de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, na qual foram abordados alguns conceitos fundamentais do trabalho do historiador, como memória, fontes históricas, tempo histórico e narrativa. Como resultado, o artigo sugere possibilidades didáticas adaptáveis a diferentes contextos escolares para a problematização teórica da pesquisa histórica em sala de aula. Por fim, mostra-se como este tipo de abordagem vai ao encontro das premissas e dos objetivos do ensino de História previstos na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental. |
Abstract: | This article discusses the use of academic historical concepts and procedures as a valid approach to teach History at elementary School. To develop important skills and competences to recognize several past discourses and the complexity of the present are the most import contribution of this approach. Some fundamental historian’s concepts were addressed to senior elementary school students, such as memory, historical sources, historical time and narrative. The teaching experience showed on this paper suggests some didactic possibilities of a theoretical approach in an elementary school classroom, even at different school contexts. At last, we attempt to demonstrate how this proposal are in agreement with the objectives and premises provided by History Brazilian official curriculum called Base Nacional Comum Curricular. |
Subject: | Educação básica Ensino fundamental História - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.5433/2238-3018.2020v26n2p135 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/42720 |
Issue Date: | 2020 |
metadata.dc.url.externa: | https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/39377 |
metadata.dc.relation.ispartof: | História & Ensino |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fazendo história_possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da educação básica.pdf | 192.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.