Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/43288
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTales Bohrer Lobosco Gonzaga de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-14T23:37:35Z-
dc.date.available2022-07-14T23:37:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage796pt_BR
dc.citation.epage809pt_BR
dc.identifier.isbn9788598601809pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/43288-
dc.description.abstractThe use of didactic elastic models should be a tool, in structural and architectural classes, that allows the understanding of the structural behavior in an intuitive and clear way. These models do not correspond to a direct translation of the structure in scale, nor to a precise and realistic reproduction of the structural action. Instead, they aim to be able to transmit the behavioral pattern through a conceptual logic that shows: how the structure reacts to the forces applied; how it works, support or failures to the internal tensions their parts are submitted to. However, as a learning tool, the models should be simple and flexible to allow an exploration of different situations and variants. Also, they should allow a creation of different structural possibilities for the same proposal. This work develops a theoretical discussion, with didactic purposes, and presents the preliminary results obtained in the quest of the development of a structural model that allows an open exploration and, at the same time, possesses a behavior that allows the visualization of the forces, deformations and the Influence of the shape on the structure behavior.pt_BR
dc.description.resumoA utilização de modelos qualitativos didáticos no ensino da arquitetura deve se constituir como uma ferramenta que permita a visualização dos esforços e a compreensão do funcionamento das peças e sistemas estruturais de maneira intuitiva e clara por parte dos alunos. Estes modelos não devem buscar a tradução direta do comportamento da estrutura em escala, tampouco reproduzir um comportamento preciso e realístico, mas ser capaz de transmitir o padrão de funcionamento e demonstrar as deformações a que uma estrutura é submetida, ou seja, transmitir conceitualmente a lógica interna e os padrões de comportamento que fazem uma estrutura funcionar ou romper. Entretanto, como ferramenta de aprendizado, os modelos devem ser simples e flexíveis para permitir a exploração de diversas situações e variantes, ou ainda, a criação de diferentes possibilidades estruturais para uma mesma proposta. Este trabalho se desenvolve como uma discussão teórica com finalidade didática e apresenta os resultados preliminares obtidos com o propósito de desenvolvimento de um modelo estrutural que permita a exploração aberta e, ao mesmo tempo possua um comportamento que permita a visualização dos esforços atuantes, das deformações verificadas e da influência da forma na estrutura.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentARQ - ESCOLA DE ARQUITETURApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEncontro Nacional de Ensino de Estruturas em Escolas de Arquiteturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo estruturalpt_BR
dc.subjectSistema estruturalpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subject.otherEngenharia de estruturaspt_BR
dc.subject.otherProjeto estruturalpt_BR
dc.subject.otherArquiteturapt_BR
dc.titleModelos didáticos para exploração e compreensão estruturalpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://www.researchgate.net/publication/331131635_Modelos_Didaticos_para_Exploracao_e_Compreensao_Estruturalpt_BR
Appears in Collections:Capítulo de Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modelos didáticos para exploração e compreensão estrutural.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.