Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/44576
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | O aperfeiçoamento da ação docente para a educação profissional a partir da metodologia de desenvolvimento de competências |
Authors: | Luciana Jeronimo De Almeida Silva |
First Advisor: | Walter Batista Cicarini |
First Referee: | Walter Batista Cicarini |
Second Referee: | Zidia Rocha Magalhaes |
Abstract: | O presente trabalho resulta da aplicação de uma situação de aprendizagem com base na Metodologia de Desenvolvimento de Competências na educação profissional, de um curso profissionalizante em técnico de enfermagem, ministrado pelo SENAC Minas. Visa contribuir para a reflexão da formação técnica mais humanitária e ética. O crescente interesse pela noção de competência, e sua importância para a educação profissional, é a principal justificativa para o tema proposto. Nesse sentido, buscou-se analisar as mudanças na avaliação profissionalizante por competências, buscando novos paradigmas educacionais centrado no docente mediador entre o conhecimento, o desenvolvimento das habilidades e a aplicabilidade, vinculados à necessidade de cada aluno. Na situação de aprendizagem utiliza-se uma abordagem qualitativa, aplicando a metodologia correspondente, onde foram desenvolvidos laboratórios de aplicabilidade prática, e os dados obtidos foram apresentados através de formulários de acompanhamento do desenvolvimento da situação de aprendizagem, onde a interpretação permitirá reconhecer as atitudes por parte dos envolvidos e a utilização correta da metodologia baseada em competências, sua aplicabilidade no seu fazer pedagógico e o uso que os docentes fazem da mesma. |
Abstract: | The present final paper results from applying a learning situation based on the methodology of development of competencies in professional education, in particular in professional training in nursing technician, taught by SENAC, and aims to contribute to the reflection of more technical training and humanitarian ethics. The increasing interest in the notion of competence and its importance for professional education is the main justification for the proposed theme. In that sense, he has been trying to analyze the changes in vocational skills assessment, searching for new educational paradigms teacher-centric mediator between the knowledge, development of skills and the applicability, linked to the needs of each student. In the learning situation uses a qualitative approach, applying the corresponding methodology, where laboratories were developed practical applicability, and the data obtained were presented through the accompanying forms of development of the learning situation, where the interpretation made it possible to recognize the attitudes on the part of those involved and the correct use of the methodology based on skills, its applicability in your teaching and make the use that the teachers do the same. |
Subject: | Competência Profissional Aprendizagem Metodologia Docentes |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores em Saúde |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/44576 |
Issue Date: | 10-Sep-2015 |
Appears in Collections: | Especialização em Form. Ped. Ed. Prof. Área Saúde: enf EAD |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUCIANA JERONIMO DE ALMEIDA SILVA.pdf | 411.53 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.