Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/45010
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O bullying na visão dos alunos de oitavo ano do centro pedagógico da ufmg |
Autor(es): | Ana Cristina Ribeiro Vaz Michele Cristina Almeida de Sousa Elias Isabela Giovana de Oliveira |
Resumen: | O bullying é um tema que deve ser tratado com prioridade, principalmente na escola. Alunos LGBT e diversos outros criticados pela aparência, religião, status social, deficiências físicas e/ou psicológicas podem ser vítimas de bullying. E neste caso são os mais propensos a sofrerem depressão, ansiedade e baixa autoestima o que pode interferir no aprendizado. Em meio a esta realidade surgiram os questionamentos deste estudo: Será que o bullying está presente em nosso contexto escolar? E será que nós alunos sabemos como lidar com ele? Com o intuito de descobrir a realidade perante nós e nossos colegas, o objetivo deste estudo será conhecer o ponto de vista dos alunos para não só aprender como também evitar este problema. Para realizar esta pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico sobre o bullying escolar e depois coletados dados entre estudantes do oitavo ano – Turma A, do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG por meio de um questionário fechado. Após as pesquisas e a análise dos dados coletados foi elaborado um guia para informar aos estudantes da referida escola a respeito do bullying escolar. A partir dessa pesquisa foi possível conhecer a opinião dos alunos em relação ao bullying, sendo observado que dos 23 alunos entrevistados, 19 já sofreram algum tipo de bullying escolar. Destes alunos, 17 disseram que o bulling estava associado a própria aparência e 2 disseram estar relacionado ao jeito de ser. Com relação ao questionamento de se eles estão ou não preparados para lidar com esta situação, 21 dos entrevistados destacaram que estão preparados para lidar com o bulling e que pediriam ajuda para os pais, familiares, amigos e serviço de apoio escolar. Com isso, pode-se concluir que a maioria dos estudantes entrevistados já sofreu com o bullying e que a maioria sabe como lidar com a situação e sente apoio nos familiares e no corpo escolar. |
Asunto: | Psicologia Assédio nas escolas Ensino fundamental |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/45010 |
Fecha del documento: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O bullying na visão dos alunos de oitavo ano do centro pedagógico da ufmg.pdf | 235.75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.