Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/45010
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.creatorMichele Cristina Almeida de Sousa Eliaspt_BR
dc.creatorIsabela Giovana de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-08T19:00:33Z-
dc.date.available2022-09-08T19:00:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.issue5pt_BR
dc.citation.spage1065pt_BR
dc.citation.epage1074pt_BR
dc.identifier.issn9788567869315pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/45010-
dc.description.resumoO bullying é um tema que deve ser tratado com prioridade, principalmente na escola. Alunos LGBT e diversos outros criticados pela aparência, religião, status social, deficiências físicas e/ou psicológicas podem ser vítimas de bullying. E neste caso são os mais propensos a sofrerem depressão, ansiedade e baixa autoestima o que pode interferir no aprendizado. Em meio a esta realidade surgiram os questionamentos deste estudo: Será que o bullying está presente em nosso contexto escolar? E será que nós alunos sabemos como lidar com ele? Com o intuito de descobrir a realidade perante nós e nossos colegas, o objetivo deste estudo será conhecer o ponto de vista dos alunos para não só aprender como também evitar este problema. Para realizar esta pesquisa foi realizado um estudo bibliográfico sobre o bullying escolar e depois coletados dados entre estudantes do oitavo ano – Turma A, do Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG por meio de um questionário fechado. Após as pesquisas e a análise dos dados coletados foi elaborado um guia para informar aos estudantes da referida escola a respeito do bullying escolar. A partir dessa pesquisa foi possível conhecer a opinião dos alunos em relação ao bullying, sendo observado que dos 23 alunos entrevistados, 19 já sofreram algum tipo de bullying escolar. Destes alunos, 17 disseram que o bulling estava associado a própria aparência e 2 disseram estar relacionado ao jeito de ser. Com relação ao questionamento de se eles estão ou não preparados para lidar com esta situação, 21 dos entrevistados destacaram que estão preparados para lidar com o bulling e que pediriam ajuda para os pais, familiares, amigos e serviço de apoio escolar. Com isso, pode-se concluir que a maioria dos estudantes entrevistados já sofreu com o bullying e que a maioria sabe como lidar com a situação e sente apoio nos familiares e no corpo escolar.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofFeira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.otherPsicologiapt_BR
dc.subject.otherAssédio nas escolaspt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO bullying na visão dos alunos de oitavo ano do centro pedagógico da ufmgpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://drive.google.com/file/d/1IAFrN7jXIZ8ttukqb4slGmtk9-ppmCCI/viewpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2560-1091pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O bullying na visão dos alunos de oitavo ano do centro pedagógico da ufmg.pdf235.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.