Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46211
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estequiometria: dificuldades de aprendizagem e a produção de slime como estratégia de ensino
Autor(es): Priscila Paula Pizzatti
primer Tutor: Silvia Gomes dos Santos
primer Co-tutor: Maria Luiza Rodrigues da Costa
primer miembro del tribunal : Silvia Resende
Segundo miembro del tribunal: Victor Marcondes
Resumen: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Belo Horizonte-MG, em três turmas de segunda série do Ensino Médio, durante as aulas da disciplina “Química”. Abordamos a pesquisa-ação na busca de conhecer melhor os contextos e as condições nos quais o conteúdo de “Estequiometria” ocorre, permitindo fazer intervenções. Para tanto, a proposta de planejar e aplicar uma atividade prática com produção de slime foi desenvolvida a partir da identificação através de questionário prévio das concepções e dificuldades que os alunos possuem sobre este conteúdo. A partir desta atividade prática verificou-se que a contextualização possibilitou a correlação entre os conceitos de Estequiometria e a produção de slime.
Abstract: The present work was developed in a public school of the state school system in the city of Belo Horizonte-MG, in three classes of second grade of High School, during the classes of the discipline “Chemistry”. We approach action research in an attempt to better understand the contexts and conditions in which the content of “Stoichiometry” occurs, allowing for interventions. Therefore, the proposal to plan and apply a practical activity with slime production was developed from the identification through a previous questionnaire of the conceptions and difficulties that students have about this content. From this practical activity, it was found that contextualization enabled the correlation between the concepts of Stoichiometry and the production of slime.
Asunto: Educação
Ciência – Estudo e ensino (Ensino médio)
Química – Estudo e ensino (Ensino médio)
Química – Métodos de ensino
Química – Métodos experimentais
Estequiometria - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem experimental
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46211
Fecha del documento: 30-nov-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
monografia_ CECI _ Priscila Paula Pizzatti.pdf534.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.