Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silvia Gomes dos Santospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153782657725381pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria Luiza Rodrigues da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Silvia Resendept_BR
dc.contributor.referee2Victor Marcondespt_BR
dc.creatorPriscila Paula Pizzattipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7584901752863805pt_BR
dc.date.accessioned2022-10-14T15:04:31Z-
dc.date.available2022-10-14T15:04:31Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/46211-
dc.description.abstractThe present work was developed in a public school of the state school system in the city of Belo Horizonte-MG, in three classes of second grade of High School, during the classes of the discipline “Chemistry”. We approach action research in an attempt to better understand the contexts and conditions in which the content of “Stoichiometry” occurs, allowing for interventions. Therefore, the proposal to plan and apply a practical activity with slime production was developed from the identification through a previous questionnaire of the conceptions and difficulties that students have about this content. From this practical activity, it was found that contextualization enabled the correlation between the concepts of Stoichiometry and the production of slime.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Belo Horizonte-MG, em três turmas de segunda série do Ensino Médio, durante as aulas da disciplina “Química”. Abordamos a pesquisa-ação na busca de conhecer melhor os contextos e as condições nos quais o conteúdo de “Estequiometria” ocorre, permitindo fazer intervenções. Para tanto, a proposta de planejar e aplicar uma atividade prática com produção de slime foi desenvolvida a partir da identificação através de questionário prévio das concepções e dificuldades que os alunos possuem sobre este conteúdo. A partir desta atividade prática verificou-se que a contextualização possibilitou a correlação entre os conceitos de Estequiometria e a produção de slime.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstequiometriapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectAtividade práticapt_BR
dc.subjectSlimept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherQuímica – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherQuímica – Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherQuímica – Métodos experimentaispt_BR
dc.subject.otherEstequiometria - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subject.otherAprendizagem por atividadespt_BR
dc.titleEstequiometria: dificuldades de aprendizagem e a produção de slime como estratégia de ensinopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_ CECI _ Priscila Paula Pizzatti.pdf534.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.