Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46211
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Estequiometria: dificuldades de aprendizagem e a produção de slime como estratégia de ensino
Autor(es): Priscila Paula Pizzatti
Primeiro Orientador: Silvia Gomes dos Santos
Primeiro Coorientador: Maria Luiza Rodrigues da Costa
Primeiro membro da banca : Silvia Resende
Segundo membro da banca: Victor Marcondes
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Belo Horizonte-MG, em três turmas de segunda série do Ensino Médio, durante as aulas da disciplina “Química”. Abordamos a pesquisa-ação na busca de conhecer melhor os contextos e as condições nos quais o conteúdo de “Estequiometria” ocorre, permitindo fazer intervenções. Para tanto, a proposta de planejar e aplicar uma atividade prática com produção de slime foi desenvolvida a partir da identificação através de questionário prévio das concepções e dificuldades que os alunos possuem sobre este conteúdo. A partir desta atividade prática verificou-se que a contextualização possibilitou a correlação entre os conceitos de Estequiometria e a produção de slime.
Abstract: The present work was developed in a public school of the state school system in the city of Belo Horizonte-MG, in three classes of second grade of High School, during the classes of the discipline “Chemistry”. We approach action research in an attempt to better understand the contexts and conditions in which the content of “Stoichiometry” occurs, allowing for interventions. Therefore, the proposal to plan and apply a practical activity with slime production was developed from the identification through a previous questionnaire of the conceptions and difficulties that students have about this content. From this practical activity, it was found that contextualization enabled the correlation between the concepts of Stoichiometry and the production of slime.
Assunto: Educação
Ciência – Estudo e ensino (Ensino médio)
Química – Estudo e ensino (Ensino médio)
Química – Métodos de ensino
Química – Métodos experimentais
Estequiometria - Estudo e ensino (Ensino médio)
Aprendizagem experimental
Aprendizagem por atividades
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46211
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monografia_ CECI _ Priscila Paula Pizzatti.pdf534.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.