Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/46211
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Estequiometria: dificuldades de aprendizagem e a produção de slime como estratégia de ensino |
Autor(es): | Priscila Paula Pizzatti |
Primeiro Orientador: | Silvia Gomes dos Santos |
Primeiro Coorientador: | Maria Luiza Rodrigues da Costa |
Primeiro membro da banca : | Silvia Resende |
Segundo membro da banca: | Victor Marcondes |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino na cidade de Belo Horizonte-MG, em três turmas de segunda série do Ensino Médio, durante as aulas da disciplina “Química”. Abordamos a pesquisa-ação na busca de conhecer melhor os contextos e as condições nos quais o conteúdo de “Estequiometria” ocorre, permitindo fazer intervenções. Para tanto, a proposta de planejar e aplicar uma atividade prática com produção de slime foi desenvolvida a partir da identificação através de questionário prévio das concepções e dificuldades que os alunos possuem sobre este conteúdo. A partir desta atividade prática verificou-se que a contextualização possibilitou a correlação entre os conceitos de Estequiometria e a produção de slime. |
Abstract: | The present work was developed in a public school of the state school system in the city of Belo Horizonte-MG, in three classes of second grade of High School, during the classes of the discipline “Chemistry”. We approach action research in an attempt to better understand the contexts and conditions in which the content of “Stoichiometry” occurs, allowing for interventions. Therefore, the proposal to plan and apply a practical activity with slime production was developed from the identification through a previous questionnaire of the conceptions and difficulties that students have about this content. From this practical activity, it was found that contextualization enabled the correlation between the concepts of Stoichiometry and the production of slime. |
Assunto: | Educação Ciência – Estudo e ensino (Ensino médio) Química – Estudo e ensino (Ensino médio) Química – Métodos de ensino Química – Métodos experimentais Estequiometria - Estudo e ensino (Ensino médio) Aprendizagem experimental Aprendizagem por atividades |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46211 |
Data do documento: | 30-Nov-2019 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
monografia_ CECI _ Priscila Paula Pizzatti.pdf | 534.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.