Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46225
Type: Monografia (especialização)
Title: A percepção dos professores sobre a inclusão escolar de estudantes com transtorno do espectro autista : uma revisão narrativa
Authors: Ana Flávia Abreu Soares
First Advisor: Rosângela Gomes da Mota de Souza
First Referee: Joana da Costa Ribeiro
Second Referee: Levindo Diniz Carvalho
Abstract: Introdução: A inclusão escolar de pessoas com deficiência perpassa por diversos debates, a fim de garantir o acesso e a permanência de todos no ensino regular, inclusive para aqueles com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções dos professores sobre a inclusão escolar de alunos com TEA. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, tendo por fonte as bases de dados Lilacs e Scielo. Resultados: A amostra final, constituída de 12 artigos publicados no período entre 2008 e 2020, foi sistematizada por meio de uma Matriz de Análise. A maioria dos estudos se refere à educação básica, tendo sido conduzidos por pesquisadores que não são da área da educação. Conclusões: Os estudos demonstram que os docentes têm uma percepção legal do direito ao acesso dos alunos com TEA no ensino regular. Entretanto, garantir a permanência, o que envolve direitos a aprendizagens, foi apontado pelos professores como o maior desafio. Embora haja avanços da educação inclusiva, os olhares desses profissionais apontam que eles não se sentem preparados para atuar com esses estudantes.
Subject: Inclusão em educação
Transtornos do espectro autista
Professores
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46225
Issue Date: 30-Apr-2022
Appears in Collections:Especialização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.