Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/46245
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Autorretrato: o desenho como estratégia de construção da identidade racial na educação infantil
Autor(es): Lidiane Rodrigues de Andrade
primer Tutor: Shirley Aparecida de Miranda
Resumen: O presente trabalho buscou contextualizar as Linguagens que compõem o Currículo da Educação Infantil com o Projeto Identidade realizado na Escola Municipal Francisca de Paula. O projeto teve como objetivo apresentar o desenho do autorretrato, desenvolvido na educação infantil como estratégia de atividade nas práticas pedagógicas promotoras de igualdade étnico-racial visando à valorização das características físicas e culturais de cada criança e a diversidade existente dentro da escola. A percepção visual e a oralidade permearam o trabalho permitindo as interações com as crianças entre seus pares respeitando a diversidade. Neste sentido, rodinhas de conversa contribuíram para a composição das práticas pedagógicas que, por sua vez, contribuíram também para o exercício da cidadania entre os pequenos, respeitando-os para a dignidade e considerando as crianças em suas diferenças.
Asunto: Educação
Estudo e ensino - Relações raciais
Desenho infantil - Estudo e ensino (Ensino fundamental)
Autoretratos
Educação - Relações raciais
Educação de crianças - Relações raciais
Identidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Curso: Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/46245
Fecha del documento: 7-dic-2019
Aparece en las colecciones:Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
LIDIANE.pdf4.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons