Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46245
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Autorretrato: o desenho como estratégia de construção da identidade racial na educação infantil |
Authors: | Lidiane Rodrigues de Andrade |
First Advisor: | Shirley Aparecida de Miranda |
Abstract: | O presente trabalho buscou contextualizar as Linguagens que compõem o Currículo da Educação Infantil com o Projeto Identidade realizado na Escola Municipal Francisca de Paula. O projeto teve como objetivo apresentar o desenho do autorretrato, desenvolvido na educação infantil como estratégia de atividade nas práticas pedagógicas promotoras de igualdade étnico-racial visando à valorização das características físicas e culturais de cada criança e a diversidade existente dentro da escola. A percepção visual e a oralidade permearam o trabalho permitindo as interações com as crianças entre seus pares respeitando a diversidade. Neste sentido, rodinhas de conversa contribuíram para a composição das práticas pedagógicas que, por sua vez, contribuíram também para o exercício da cidadania entre os pequenos, respeitando-os para a dignidade e considerando as crianças em suas diferenças. |
Subject: | Educação Estudo e ensino - Relações raciais Desenho infantil - Estudo e ensino (Ensino fundamental) Autoretratos Educação - Relações raciais Educação de crianças - Relações raciais Identidade |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/46245 |
Issue Date: | 7-Dec-2019 |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIDIANE.pdf | 4.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License