Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/46245
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Shirley Aparecida de Miranda | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3847776763284981 | pt_BR |
dc.creator | Lidiane Rodrigues de Andrade | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-17T14:36:15Z | - |
dc.date.available | 2022-10-17T14:36:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-07 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/46245 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou contextualizar as Linguagens que compõem o Currículo da Educação Infantil com o Projeto Identidade realizado na Escola Municipal Francisca de Paula. O projeto teve como objetivo apresentar o desenho do autorretrato, desenvolvido na educação infantil como estratégia de atividade nas práticas pedagógicas promotoras de igualdade étnico-racial visando à valorização das características físicas e culturais de cada criança e a diversidade existente dentro da escola. A percepção visual e a oralidade permearam o trabalho permitindo as interações com as crianças entre seus pares respeitando a diversidade. Neste sentido, rodinhas de conversa contribuíram para a composição das práticas pedagógicas que, por sua vez, contribuíram também para o exercício da cidadania entre os pequenos, respeitando-os para a dignidade e considerando as crianças em suas diferenças. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Curso de Especialização em Formação de Educadores Para a Educação Básica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Étnico racial | pt_BR |
dc.subject | Reflexão | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Estudo e ensino - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Desenho infantil - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.other | Autoretratos | pt_BR |
dc.subject.other | Educação - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças - Relações raciais | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade | pt_BR |
dc.title | Autorretrato: o desenho como estratégia de construção da identidade racial na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Monografia (especialização) | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização em Formação de Educadores para Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LIDIANE.pdf | 4.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License