Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/46300
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uso do tempo: análise da organização da rotina diária de crianças e adolescentes
Autor(es): Lorena Gomes Filocre Saraiva
Primeiro Orientador: Marisa Cotta Mancini
Resumo: As crianças e os adolescentes vivenciam implicações decorrentes do processo de desenvolvimento em sua rotina diária. A compreensão do uso do tempo nas rotinas diárias pode contribuir para maior organização das atividades nas diferentes áreas ocupacionais, favorecendo o desempenho ocupacional dessa população. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar a metodologia do uso do tempo empregada para compreender a organização da rotina diária de crianças, adolescentes e pais. Realizada revisão da literatura por meio de buscas nas bases de dados Lilacs, Scielo e Cochrane, Medline e Pubmed. A amostra foi de oito artigos. Quanto à análise do uso do tempo, observado que o cotidiano das crianças foi analisado a partir da compreensão do cotidiano dos pais em diferentes contextos. Mães de crianças deficientes gastam mais tempo em atividades de autocuidado e recreação passiva. A forma de mensuração utilizada foi o diário do uso do tempo, permitindo maior conhecimento sobre o uso do tempo na organização da rotina diária das crianças, adolescentes e pais.
Assunto: Percepção temporal
Crianças - Desenvolvimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Curso de Especialização em Terapia Ocupacional
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46300
Data do documento: 3-Dez-2010
Aparece nas coleções:Especialização em Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Lorena.pdf232.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.