Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/46300
Type: Monografia (especialização)
Title: Uso do tempo: análise da organização da rotina diária de crianças e adolescentes
Authors: Lorena Gomes Filocre Saraiva
First Advisor: Marisa Cotta Mancini
Abstract: As crianças e os adolescentes vivenciam implicações decorrentes do processo de desenvolvimento em sua rotina diária. A compreensão do uso do tempo nas rotinas diárias pode contribuir para maior organização das atividades nas diferentes áreas ocupacionais, favorecendo o desempenho ocupacional dessa população. Dessa forma, o objetivo desse estudo é analisar a metodologia do uso do tempo empregada para compreender a organização da rotina diária de crianças, adolescentes e pais. Realizada revisão da literatura por meio de buscas nas bases de dados Lilacs, Scielo e Cochrane, Medline e Pubmed. A amostra foi de oito artigos. Quanto à análise do uso do tempo, observado que o cotidiano das crianças foi analisado a partir da compreensão do cotidiano dos pais em diferentes contextos. Mães de crianças deficientes gastam mais tempo em atividades de autocuidado e recreação passiva. A forma de mensuração utilizada foi o diário do uso do tempo, permitindo maior conhecimento sobre o uso do tempo na organização da rotina diária das crianças, adolescentes e pais.
Subject: Percepção temporal
Crianças - Desenvolvimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Terapia Ocupacional
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/46300
Issue Date: 3-Dec-2010
Appears in Collections:Especialização em Terapia Ocupacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia - Lorena.pdf232.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.