Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47045
Type: Artigo de Periódico
Title: Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia
Authors: Nilzilene Imaculada Lucindo
Célia Maria Fernandes Nunes
Regina Magna Bonifácio de Araújo
Abstract: Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.
Subject: Professores - Formação
Pedagogos
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982
URI: http://hdl.handle.net/1843/47045
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7053
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em Perspectiva
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_Ser pedagogo a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.pdf513.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.