Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/47424
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino de Física por investigação no nível médio em dois experimentos de eletromagnetismo
Autor(es): Wagner Vinícius Marques Ramos
primer Tutor: Ronaldo Marchezini
Resumen: A demonstração experimental é tradicionalmente utilizada no âmbito do ensino de Ciências. Neste trabalho, apresenta-se vinculada à investigação, objetivando instigar a curiosidade dos estudantes, ao procurar estimular suas ações diante de situações-problema. O primeiro experimento: construa sua própria bússola, foi escolhido devido a sua adequação à fase introdutória no estudo do magnetismo. O segundo experimento, construindo um motor elétrico, foi elencado visto que engloba vários tópicos estudados no eletromagnetismo. O exercício de atividade experimental por investigação foi realizado com alunos de ensino médio e verificou-se a interação dos estudantes nesta estratégia de ensino. Nesta atividade o estudante está efetivamente presente em todos os momentos sendo cúmplice de sua aprendizagem. O docente tem função de orientador coadjuvante. Esta mudança de perspectiva enseja também alteração nos modelos ou metodologias adotados para se ensinar.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47424
Fecha del documento: 11-feb-2012
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
MONOGRAFIA ÚLTIMA VERSÃO.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons