Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/47424
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ensino de Física por investigação no nível médio em dois experimentos de eletromagnetismo
Autor(es): Wagner Vinícius Marques Ramos
Primeiro Orientador: Ronaldo Marchezini
Resumo: A demonstração experimental é tradicionalmente utilizada no âmbito do ensino de Ciências. Neste trabalho, apresenta-se vinculada à investigação, objetivando instigar a curiosidade dos estudantes, ao procurar estimular suas ações diante de situações-problema. O primeiro experimento: construa sua própria bússola, foi escolhido devido a sua adequação à fase introdutória no estudo do magnetismo. O segundo experimento, construindo um motor elétrico, foi elencado visto que engloba vários tópicos estudados no eletromagnetismo. O exercício de atividade experimental por investigação foi realizado com alunos de ensino médio e verificou-se a interação dos estudantes nesta estratégia de ensino. Nesta atividade o estudante está efetivamente presente em todos os momentos sendo cúmplice de sua aprendizagem. O docente tem função de orientador coadjuvante. Esta mudança de perspectiva enseja também alteração nos modelos ou metodologias adotados para se ensinar.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47424
Data do documento: 11-Fev-2012
Aparece nas coleções:Especialização em Educação em Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA ÚLTIMA VERSÃO.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons