Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/47424
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ensino de Física por investigação no nível médio em dois experimentos de eletromagnetismo |
Autor(es): | Wagner Vinícius Marques Ramos |
Primeiro Orientador: | Ronaldo Marchezini |
Resumo: | A demonstração experimental é tradicionalmente utilizada no âmbito do ensino de Ciências. Neste trabalho, apresenta-se vinculada à investigação, objetivando instigar a curiosidade dos estudantes, ao procurar estimular suas ações diante de situações-problema. O primeiro experimento: construa sua própria bússola, foi escolhido devido a sua adequação à fase introdutória no estudo do magnetismo. O segundo experimento, construindo um motor elétrico, foi elencado visto que engloba vários tópicos estudados no eletromagnetismo. O exercício de atividade experimental por investigação foi realizado com alunos de ensino médio e verificou-se a interação dos estudantes nesta estratégia de ensino. Nesta atividade o estudante está efetivamente presente em todos os momentos sendo cúmplice de sua aprendizagem. O docente tem função de orientador coadjuvante. Esta mudança de perspectiva enseja também alteração nos modelos ou metodologias adotados para se ensinar. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47424 |
Data do documento: | 11-Fev-2012 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA ÚLTIMA VERSÃO.pdf | 1.33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons