Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47536
Type: Monografia (especialização)
Title: Concepções dos estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola de rede pública sobre energias renováveis
Authors: Maíra Natália Araújo Carvalho
First Advisor: Dilvana Maria Fiorini de Aguiar Moreira
Abstract: Tendo como foco as diferentes formas de compreender o termo energia, a relação com a manutenção da vida no planeta e as implicações no meio ambiente, foi proposto este trabalho, intitulado Concepções dos estudantes do 1º ano do ensino médio da escola de rede publica estadual sobre energias renováveis. Este estudo, de modo geral, busca identificar as ideias e as dificuldades de estudantes quando confrontados com o termo energia, energias renováveis e suas implicações no meio ambiente. O resultado da pesquisa foi obtido a partir dos gráficos construídos com as respostas dos estudantes ao questionário aplicado em sala de aula pela professora. Verificou-se que atividades investigativas que priorizam a participação ativa do estudante no processo de ensino e aprendizagem, constituem-se em ferramentas singulares para a prática da educação ambiental, contribuindo para a ampliação dos processos de sensibilização, conscientização, mobilização e mudança de atitudes e contextualização do conhecimento investigado - Meio Ambiente.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47536
Issue Date: 23-Feb-2013
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_Maira-versão final.pdf789.61 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons