Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/47586
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Estudo do engajamento dos estudantes em atividades investigativas - ciclo da água |
Autor(es): | Jaqueline Sellani Coimbra |
Primeiro Orientador: | Carmem Maria de Caro Martins |
Resumo: | Esta pesquisa relata a investigação sobre engajamento comportamental e cognitivo de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Minas Gerais. O trabalho foi realizado por meio de observações, gravações em áudio, registros de campo e registros escritos, tendo como objetivo pesquisar se atividades investigativas propiciam o engajamento dos estudantes em aula de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida, durante as aulas, sobre o tema “Ciclo da água. As observações e análises focaram as características das atividades desenvolvidas pela professora como fator contextual que pode interferir no engajamento dos estudantes. Os dados foram analisados com base nos indicadores de engajamento descritos por Faria (2008). De acordo com os resultados e análises feitas, ficou evidenciado, através dos indicadores, o engajamento comportamental e cognitivo dos participantes. Constatou-se que atividades de cunho investigativo, como as desenvolvidas pelos alunos, propiciam um melhor engajamento em aulas de Ciências, tornando-as mais motivadoras e interessantes. |
Abstract: | This research paper reports about behavioral investigation and student‟s cognitive engagement in the third grade of a public elementary school in the state of Minas Gerais. The study was done by observing, recording audios, gathering field data and written data, investigating whether activities provide the engagement of students in science class. The research was conducted during class on the theme "Water Cycle". The observations and analyses focused on all the characteristics of the activities performed as a contextual coefficient that could interfere with the student‟s engagement. The data were analyzed using based engagement and indicators described by Faria (2008). According to the results and analysis, behavioral and cognitive engagement of participants was evidenced. Therefore, investigative activities provide a better engagement in science classes making them more interesting and motivating. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/47586 |
Data do documento: | 6-Dez-2014 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Educação em Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA - ESTUDO DO ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS - CICLO DA ÁGUA.pdf | 626.06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons