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dc.contributor.advisor1Carmem Maria de Caro Martinspt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320229236444287pt_BR
dc.creatorJaqueline Sellani Coimbrapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-30T14:58:54Z-
dc.date.available2022-11-30T14:58:54Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/47586-
dc.description.abstractThis research paper reports about behavioral investigation and student‟s cognitive engagement in the third grade of a public elementary school in the state of Minas Gerais. The study was done by observing, recording audios, gathering field data and written data, investigating whether activities provide the engagement of students in science class. The research was conducted during class on the theme "Water Cycle". The observations and analyses focused on all the characteristics of the activities performed as a contextual coefficient that could interfere with the student‟s engagement. The data were analyzed using based engagement and indicators described by Faria (2008). According to the results and analysis, behavioral and cognitive engagement of participants was evidenced. Therefore, investigative activities provide a better engagement in science classes making them more interesting and motivating.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa relata a investigação sobre engajamento comportamental e cognitivo de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Minas Gerais. O trabalho foi realizado por meio de observações, gravações em áudio, registros de campo e registros escritos, tendo como objetivo pesquisar se atividades investigativas propiciam o engajamento dos estudantes em aula de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida, durante as aulas, sobre o tema “Ciclo da água. As observações e análises focaram as características das atividades desenvolvidas pela professora como fator contextual que pode interferir no engajamento dos estudantes. Os dados foram analisados com base nos indicadores de engajamento descritos por Faria (2008). De acordo com os resultados e análises feitas, ficou evidenciado, através dos indicadores, o engajamento comportamental e cognitivo dos participantes. Constatou-se que atividades de cunho investigativo, como as desenvolvidas pelos alunos, propiciam um melhor engajamento em aulas de Ciências, tornando-as mais motivadoras e interessantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Educação em Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectengajamentopt_BR
dc.subjectAtividade investigativapt_BR
dc.subjectCiclo da águapt_BR
dc.titleEstudo do engajamento dos estudantes em atividades investigativas - ciclo da águapt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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