Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/47586
Type: Monografia (especialização)
Title: Estudo do engajamento dos estudantes em atividades investigativas - ciclo da água
Authors: Jaqueline Sellani Coimbra
First Advisor: Carmem Maria de Caro Martins
Abstract: Esta pesquisa relata a investigação sobre engajamento comportamental e cognitivo de estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Minas Gerais. O trabalho foi realizado por meio de observações, gravações em áudio, registros de campo e registros escritos, tendo como objetivo pesquisar se atividades investigativas propiciam o engajamento dos estudantes em aula de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida, durante as aulas, sobre o tema “Ciclo da água. As observações e análises focaram as características das atividades desenvolvidas pela professora como fator contextual que pode interferir no engajamento dos estudantes. Os dados foram analisados com base nos indicadores de engajamento descritos por Faria (2008). De acordo com os resultados e análises feitas, ficou evidenciado, através dos indicadores, o engajamento comportamental e cognitivo dos participantes. Constatou-se que atividades de cunho investigativo, como as desenvolvidas pelos alunos, propiciam um melhor engajamento em aulas de Ciências, tornando-as mais motivadoras e interessantes.
Abstract: This research paper reports about behavioral investigation and student‟s cognitive engagement in the third grade of a public elementary school in the state of Minas Gerais. The study was done by observing, recording audios, gathering field data and written data, investigating whether activities provide the engagement of students in science class. The research was conducted during class on the theme "Water Cycle". The observations and analyses focused on all the characteristics of the activities performed as a contextual coefficient that could interfere with the student‟s engagement. The data were analyzed using based engagement and indicators described by Faria (2008). According to the results and analysis, behavioral and cognitive engagement of participants was evidenced. Therefore, investigative activities provide a better engagement in science classes making them more interesting and motivating.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/47586
Issue Date: 6-Dec-2014
Appears in Collections:Especialização em Educação em Ciências



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons